A campanha setembro amarelo é um movimento mundial de prevenção ao suicídio e durante o mês foram desenvolvidas ações em Manga, que incentivam a população a dar mais atenção ao tema e procurar mais informações

A Prefeitura de Manga, através do Centro de Referência Social (CRAS) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou no último sábado, 29 de setembro, uma campanha de prevenção ao suicídio, na Praça Costa e Silva. O evento encerrou as programações do setembro amarelo, que objetiva alertar e conscientizar a população sobre a importância da valorização da vida. Participaram da ação as crianças e os idosos assistidos pelo CRAS e SCFV que apresentando uma dança flash mob na praça.

A campanha setembro amarelo é um movimento mundial de prevenção ao suicídio e durante o mês foram desenvolvidas ações em Manga, pelas secretarias municipais de Promoção Social e de Saúde, que incentivam a população a dar mais atenção ao tema e procurar mais informações.

De acordo com dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), 32 suicídios ocorrem diariamente no país, média de 1 morte a cada 45 minutos. A secretária municipal de Promoção Social, Cleide Mota, ressaltou que os dados são preocupantes e a sociedade ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação dos sinais e a falta de informações.

“Todas as ações desenvolvidas no município foram para a população refletir sobre o dom da vida e o amor ao próximo. As pessoas precisam se sentir acolhidas e amadas para entenderem o verdadeiro sentido da vida e viverem com plenitude ”disse.

Segundo a coordenadora do CRAS, Antonia, Maria da Silva, o setembro amarelo é uma forma de despertar na população um olhar sensível com as pessoas que sofrem problemas psicossomáticos e depressão. “O nosso objetivo foi chamar a população para uma reflexão e entender que precisamos ser mais solidários com o próximo e estar dentro de um senso comum. É preciso que todos entendam que depressão não é frescura e a sociedade precisa do nosso apelo ao amor”, disse.

Para o morador, Rosalvo Lôpo, que esteve presente no evento de sábado, foi muito importante para evidenciar a população o amor próprio. “As pessoas precisam se valorizar e cuidar mais de si, e esse evento veio para mostrar a nós a importância de viver dias mais felizes”, comentou

Data de publicação: 01/10/2018

Créditos: Andreza Lima